Prezados clientes,
A Economia brasileira vem passando por período extremamente crítico uma vez que quatro problemas se juntaram para formar o que se costuma denominar de “Tempestade Perfeita”.
- Pandemia do Novo Coronavirus e seu efeito paralisante sobre a economia.
- Crise no setor de petróleo com guerra de preços afetando importe setor de economia nacional.
- Crise política amplamente divulgada pela imprensa.
- Economia ainda frágil interrompendo o início de uma leve recuperação do mercado e ainda elevado nível de desemprego e atividades informais.
Este quadro afetará os negócios dos nossos clientes e requer, desde já, providencias para tentar minimizar os seus efeitos.
Neste sentido, encaminhamos aqui algumas recomendações para este momento desafiador.
Separarmos o assunto e recomendações em cinco partes:
- Preservação das pessoas;
- Ações junto aos cliaboradores.
- Ações focadas na redução de despesas.
- Ações visando preservar o Caixa.
- Ações para melhorar a gestão.
- Preservação das pessoas:
Reforçar as recomendações dos órgãos de saúde e amplamente divulgadas pela imprensa sobre higiene pessoal e aglomeração de pessoas.
Destacamos e acrescentamos:
- Disponibilizar em todos os locais de circulação de pessoas álcool gel
- Pessoal de limpeza deve ser mais ativo na desinfecção dos ambientes limpando maçanetas, botões de máquinas de café, com especial atenção as áreas metálicas;
- Orientar sobre protocolo de cumprimento a clientes
- Ações junto aos colaboradores
Em primeiro lugar, zelar por adequada e permanente comunicação à todos os funcionários e colaboradores. Mantê-los informados sobre a situação e providencias implantadas. Evitar ambiente de “Fake News” e de fofocas que só geram intranquilidade.
Para que possam fazer um bom trabalho e colaborar com a empresa, os funcionários precisam estar, na medida do possível, tranquilos e focados. Mostrar que a empresa tem um rumo.
Outras ações:
- Cancelar toda a qualquer viagem, independente do meio de transporte;
- Reuniões internas, quando absolutamente necessárias, devem ser realizadas em ambiente devidamente ventilados e com possibilidade de distanciamento mínimo e adequado entre as pessoas;
- Mudança de escala de horários, se possível, para que os funcionários não trafeguem nos horários de pico, evitando aglomerações;
- Antecipar férias de funcionários com mais de 60 anos de idade;
- Avaliar a possibilidade de Home Office para colaboradores administrativos;
Ações junto aos colaboradores e focadas em redução de despesas e compromissos:
- Férias – programação antecipadas a concessão em setores sem prejuízo ao funcionamento da empresa;
- Utilizar o banco de horas da empresa, no sentido de compensar horas credoras para folgas e escalas alternadas de trabalho;
- Proibir contratações de novos funcionários, interromper todos os processos de contratação em curso até mudança do cenário;
- Suspender demissões, principalmente dos funcionários que possuem despesas com rescisão elevadas.
- Ações focadas na redução das despesas.
- Adiar despesas com manutenção, salvo as estritamente necessárias.
- Renegociar com fornecedores – descontos, volumes e prazo de pagamento
- Suspender despesas com propaganda. Renegociar compromissos já assumidos. Atualmente despesas com propaganda tem pouca ou nenhuma efetividade para o negócio.
- Cancelar feirões e/ou eventos;
- Despesas extraordinárias – Combinar que, nesse momento, qualquer despesa fora dos contratos já existentes deverão passar pela aprovação da Diretoria.
- Implantar, no RH, controle rígidos dos benefícios aos empregados, principalmente funcionários em home-office, em férias ou afastados. (Vale transporte, alimentação etc)
- Reforçar e/ou criar comités visando reduzir as despesas comuns como água, luz, combustíveis etc. Estabelecer metas e exigir resultados a curto prazo.
- Limitar e em alguns casos até proibir a concessão de brindes. Lembrando que providencias como “somente com autorização do gerente, diretor etc” não funcionam.
- Reforçar e cobrar responsabilidade dos gerentes pelas despesas geradas nos setores.
- Ações visando proteger o Caixa
- Praticar gestão financeira de excelência com utilização de ferramentas tais como Fluxo de Caixa e Projeção Financeira.
- Levantar todas as opções de fonte de recursos no curto prazo, como: Contas Garantidas, Desconto de Duplicatas, Antecipação de Cartão de Crédito. Poderão ser oferecidas, principalmente pelos Bancos Oficiais, linhas de crédito subvencionadas. Ficar atento.
- Trabalhar forte na redução dos juros e IOF, através de foco na venda de carros velhos. Aumentar ainda mais o foco na venda de carros antigos. A meta deveria ser não ter nenhum carro pago e pouquíssimos carros fora da carência dos floor-plan.
- Reduzir os estoques, principalmente de Usados.
- Verificar limites das linhas de Floor Plan. Reduzir limites para evitar faturamentos não solicitados pela revenda. Isto para evitar que estoques se acumulem por falta de venda.
- Reduzir prazo de entrega de veículos e assim reduzir o Contas a Receber, principalmente veículos usados. Fazer o dinheiro voltar mais rápido para o Caixa.
- Rever flexibilização dos prazos de parcelamentos nas concessões de crédito, principalmente nas vendas com recebível através de cartões de crédito; conscientizar equipes de vendas de todos os setores para que não estimulem vendas parceladas;
- Muito cuidado com inadimplência – aumentar ainda mais o rigor na concessão de crédito e na cobrança de atrasados.
- Iniciar negociações de alongamento de prazos de pagamento com fornecedores;
- Compras –
- Nesse momento só produtos de giro e de reposição deverão ser comprados.
- Não basear o volume de compras em vendas passadas, olhar para as vendas futuras que possivelmente irão cair.
- Acompanhar os sinais de interrupção de produção pelas montadoras. Achar adequado equilíbrio entre redução de compras e disponibilidade de produtos. Cada caso e setor terão que ser analisados.
- Peças Compras apenas de emergência e reposição da curva A de giro;
- Acessórios: atentar para possível queda nas vendas de veículos e assim necessidade de rever nível compras;
- Vendas de Veículos:
- Carros de giro: não reduzir margem, garantir rentabilidade e considerar que pode faltar produto;
- Carro de baixo giro – ser bem agressivo para vender logo.
- Suspender qualquer tipo de investimento em ativos que imobilize capital;
- Resgate de saldos em excessos nos Fundos de Capitalização, para reforço de caixa.
- Pleitear extensão de prazos para pagamento de veículos e peças, bem como de carência de juros.
- Negociar liberação de bônus pagos através de descontos incondicionais, como crédito em conta corrente, isso nas marcas que possuem esta regra.
- Ações para melhorar a gestão.
- Melhorar a gestão da empresa: Em algumas ainda existem setores muito soltos.
- Alta direção deverá acompanhar, de perto e em tempo real, o andamento de cada setor.
- Reduzir o grau de aceitação de desvios.
- Conscientizar o corpo gerencial da necessidade de maior grau de exigência e da responsabilidade dele para que as dificuldades possam ser vencidas.
- Implantar central ou grupo para acompanhamento das medidas implantadas. Assegurar para que venham a ter, de fato, efetividade.
Atenciosamente,